Veja como a Inteligência Artificial está transformando o jeito de brincar

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

A Inteligência Artificial (IA) é uma ferramenta poderosa, capaz de concluir tarefas humanas com muito mais rapidez e eficácia, dependendo da atividade proposta e do grau de desenvolvimento da tecnologia usada. Mas, como é o uso da IA na educação?

Neste artigo você verá:

• Como a IA na educação está transformando o jeito de brincar?

• Como a Inteligência Artificial está sendo usada no Brasil?

Essa ferramenta representa um grande avanço na maneira como recebemos e usamos informação, e as configurações oferecidas podem ser usadas para favorecer a educação e o aprendizado das crianças.

O que antes parecia ser restrito a filmes, hoje em dia já está presente em diversos campos do mercado, como no meio automobilístico e agrícola, além dos colégios brasileiros.

Entenda como o uso dessas máquinas inteligentes está ganhando espaço notável no auxílio da educação, entretenimento e desenvolvimento das crianças, de forma veloz, segura e eficaz.

Como a IA na educação está transformando o jeito de brincar?

A IA está mudando não somente a educação, mas também o jeito de brincar das crianças de formas inovadoras e educativas. Ela está presente em diversos brinquedos e jogos, tornando a diversão mais interativa e personalizada.

Algumas das formas que a IA na educação está transformando o jeito de brincar são:

• Brinquedos inteligentes que respondem às crianças;

• Jogos educativos que utilizam IA para criar experiências de aprendizado interativas, ajustando o nível de dificuldade conforme  o progresso;

• Realidade aumentada que mistura o mundo real com o digital, permitindo aventuras e descobertas em um ambiente controlado e seguro;

Muitas empresas estão desenvolvendo mecanismos de uso da Inteligência Artificial especialmente para escolas e professores, além daqueles que já estão disponíveis, como por exemplo a função Kids no dispositivo Alexa, da Amazon, onde as respostas e interações são ajustadas às necessidades e habilidades infantis.

Para aproveitar ainda mais as tecnologias de IA, o uso deve ser acompanhado e monitorado por adultos. Isso garante que todo conteúdo absorvido seja seguro para a idade e capacidade de compreensão de cada criança.

Como a Inteligência Artificial está sendo usada no Brasil?

No Brasil, a IA na educação tem ajudado, tanto professores como alunos, no processo didático. Ela pode ser utilizada para auxiliar em atividades da sala de aula ou com as lições de casa.

Apesar de ser indicada a presença de adultos enquanto as crianças utilizam aplicativos ou equipamentos de Inteligência Artificial, não é incomum vê-las mexendo por conta própria com autonomia. Abaixo, separamos as principais áreas que a Inteligência Artificial está ganhando força na educação brasileira:

1) Ferramentas de avaliação

Softwares modernos usam a IA na educação para avaliar o progresso de cada aluno de forma personalizada e precisa. Eles podem identificar com facilidade os padrões de erros dos pequenos, garantindo que o professor consiga se atentar às suas áreas de dificuldade e fornecer ajuda no ritmo específico de cada criança.

2) Aplicativos educativos

Por meio do uso de aplicativos educacionais, as crianças podem usar a inteligência artificial como um instrumento ágil e imersivo. Eles conseguem absorver conhecimento de maneira divertida com atividades adaptadas para sua capacidade de aprendizado.

3) Inclusão

Crianças com deficiência se beneficiam dos meios precisos de interação e análise de desempenho que a IA disponibiliza.

Ela ajuda os educadores a entenderem melhor as necessidades específicas de cada criança e a ajustarem suas estratégias de ensino, possibilitando que todos os alunos engajem com conhecimentos importantes em um nível equilibrado.

Dessa forma, essa é apenas uma das vantagens da Inteligência Artificial.

4) Assistentes virtuais

As assistentes virtuais que utilizam Inteligência Artificial, como chatbots, são programadas com alta precisão e velocidade de resposta. Elas auxiliam pais e educadores com suas dúvidas, além de aperfeiçoar metodologias de ensino tradicional.

Esses sistemas também processam uma grande quantidade de dados, permitindo que o professor foque seu tempo em outras tarefas fundamentais para o dia a dia escolar.